Páginas

sexta-feira, 5 de abril de 2013

Reeducação alimentar

Gente, o que eu vou falar aqui hoje se aplica muito bem a mim, mas pode não funcionar para todo mundo. Eu respeito a paladar de todo mundo e não virei vegetariana, natureba, anti junk food do dia pra noite.

A gente sabe que reeducação alimentar não é uma dieta com data para acabar e depois voltar a comer tudo de novo. Tem que controlar tamanho das porções, respeitar um intervalo de horas entre refeições, não fazer grandes restrições alimentares e por aí vai. Tem uma outra coisa que eu não vejo com tanta frequência assim quando se fala em R.A.: experimentar novos alimentos.

No meio do meu processo de emagrecimento eu resolvi que não dava mais pra ser "infantil" (porque era assim mesmo que eu me sentia) na hora de planejar minhas refeições. Eu torcia o nariz pra receitas quando encontrava certos ingredientes nelas. Eu sempre fui de comer saladas e frutas, mas no fundo eu dizia um grande "não" para outros alimentos muito importantes. Decidi dar uma chance (ou duas, ou três se fosse necessário). Incluí na alimentação aquilo que eu "dizia" que não gostava mas muitas vezes nem tinha experimentado. Alguns itens dessa lista:

*Berinjela
*Abobrinha
*Couve-flor
*Brócolis
*Banana
*Abóbora
*Vagem
*Graviola



E a lista só cresce. Acho que o exemplo mais significativo para mim é a abóbora! Nós ainda estamos nos conhecendo melhor, hehehehe. Por enquanto eu a incluí numa receita de caldo de abóbora e estou muito satisfeita e orgulhosa com resultado. Em breve pretendo fazer purê de abóbora também. 

Eu não passei a amar tudo ao mesmo tempo. Fui aos pouquinhos, me permitindo experimentar, tentar de novo e então depois dar o veredito. E assim tem funcionado bem para mim. Nem sempre o resultado é positivo. Eu não consegui gostar de melão. Não sei porque o sabor não me agrada apesar de muita gente adorar. Outra é mamão... esse ainda não desce. Eu fico sentida por ele faz tão bem pra gente! 

Mas então é isso... recomendo de coração que vocês tenham coragem de se arriscar e sair na zona de conforto! Eu fiz e não me arrependo nem um pouco!! Tem tanta coisa gostosa por aí que vai nos ajudar no emagrecimento! Além de serem muito saudáveis, é claro ;) Basta a gente querer gastar um pouquinho mais de tempo na cozinha para o preparo deles.

Me contem se já fizeram isso ou se vão fazer! Vou ficar mais do que feliz em dar dicas de como incluir os alimentos acima na alimentação caso queiram sugestões.

Boa sexta, minha gente! Bjs

18 comentários:

  1. Oi, Rachel ! Concordo com vc, eu também amadureci e evolui muito na minha alimentação. Aprendi a amar o que faz bem para mim...rs, como verduras e legumes.

    Beijo, sucesso!

    Vânia

    ResponderExcluir
  2. A mim tbm se aplica, mas eu sou vegetariana sim...rsrs... e aí tive que experimentar muitas coisas que eu nem gostava... nem gostava assim, tipo sem experimentar...rsrs... grão de bico foi uma relação que começou ruim e hj estamos bem...rsrs

    ResponderExcluir
  3. Adorei seu blog vai me ajudar muito pois vou começar o processo de emagrecer segunda feira..acabei de fazer meu blog..me segue
    http://emagrecereatitude.blogspot.com.br/

    beijos e bom fds!

    ResponderExcluir
  4. Concordo com vc!
    Não nascemos sabendo e nem gostando de tudo.Aos poucos as coisas vão criando formas e gostos diferentes rsrs É preciso dar uma chance para nosso paladar, nosso corpo...
    É bacana vc começar a gostar de abobora, essa coisa não me desce desde pequena, isso porque a minha mãe já fez inumeras receitas e nada haha .Mais aprendi a comer muitas outras coisas.É uma experiência única...
    Sucesso!
    Bjos

    ResponderExcluir
  5. Ai, sabe o que é pior?
    Concordar com você, mas não tenho coragem de experimentar.. rs
    BEIJOS!

    ResponderExcluir
  6. Primeiramente, obrigada pela visita e pelo comentário! :)
    Sobre experimentar novos alimentos, eu até não tenho muito problema com isso, mas se eu experimentar e não gostar, não rola, sabe. A gente vai mudando conforme os anos passam, mas certos alimentos nunca farão parte de minha rotina alimentar. Não sou daquelas pessoas que comem de tudo (inveja minha, porque essas pessoas se dão melhor qdo tem que mudar ou experimentar algo novo). Eu, por exemplo, não como queijo (detesto), mas nem todos os tipos, os que consigo ingerir são uns 3 tipos somente kkkk....
    Beijo

    ResponderExcluir
  7. eu graças a minha criação adoro todos os legumes e vegetais, nasci em sitio e o que a gente consumia era o que se plantava, as vezes não como de preguiça de fazer mesmo..

    ResponderExcluir
  8. Sempre tento inserir alimentos novos na minha R.A e estou gostando

    Beijos :)

    desabituando.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. oi Rachel...

    comigo tb é um pouco assim, to aos pouquinhos inserindo algumas coisas novas, tipo hj no lanche da tarde eu troquei a torrada pelo kiwi e fiquei muito feliz por isso!!

    Acho que tudo é uma questão de adaptação do paladar neh?

    bjs e ótimo fim de semana!!

    http://umanovaformanova.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Eu sempre gostei de frutas, legumes e verduras. Tento diversificar o que como, mas o que eu não gosto eu não insisto pq já tentei comer outras vezes e não consegui. Melão, assim como vc, eu detesto.

    ResponderExcluir
  11. O Vigilantes do Peso foi o que me ajudou a mudar completamente. Agora eu não consigo acreditar que um dia eu não gostei de banana, de melão ou de qualquer outra coisa. Ainda tens coisas que eu não AMO, mas sabendo que vai me fazer bem e me ajudar na meta (e ainda sendo 0 pontos) como recusar? Hoje como tantas frutas, verduras e legumes no lugar de qualquer outra coisa que tenho que me controlar até nisso.

    Independente de emagrecer ou não, acho essa uma das melhores e incríveis mudanças que fazemos com reeducação alimentar. Beijos!!

    Ju (projetojuvp no instagram)

    ResponderExcluir
  12. É vdd tem que experimentar tudo e depois sim dizer se realmente nao gosta, essa coisa de torcer o nariz não funciona comigo, kkkk como depois avalio melhor, mas se for nutritivo e me fizer bem que mal tem né, bjs

    ResponderExcluir
  13. Amo legumes... só não adaptei ainda com a berinjela e com folhas amargas, o resto já como com prazer!!
    Beijos

    ResponderExcluir
  14. Vejo muito isso acontecer, a pessoa começa a "dieta" mas não gosta de verduras, legumes e nem frutas. Aí fica complicado. As pessoas deveriam experimentar novos sabores!
    No meu caso, nunca tive problema com isso. Mesmo estando acima do peso, gostava de comer de tudo.
    Certos alimentos quando são comidos sozinhos, eu não gosto tanto, como a berinjela, no meu caso. Mas quando é bem preparada e temperada, eu como. Isso se aplica a diversos alimentos.
    O negócio é pegar receitas e até inventar, de forma que fique agradável ao paladar de cada um.
    Parabéns, pelo post!

    ResponderExcluir
  15. Oi Raquel, primeiro parabéns pelo blog! Tudo lindo.
    Estou te seguindo.. Dá uma passadinha no meu depois http://minhametaemagrecer2013.blogspot.com.br/
    beeijo

    ResponderExcluir
  16. Sempre gostei desses legumes e verduras mas frutas só comia banana, agora eu como maça também e as vezes uva, mas é isso aí esses alimentos são milagrosos!!

    ResponderExcluir
  17. Oiii linda!! Aodrei seu blog! Passando pra deixar um beijo e um carinho <3

    ResponderExcluir
  18. Reeducaçao alimentar é sem dúvida a foorma mais eficaz de perder peso e não voltar a engordar

    ResponderExcluir